Discriminação

As relações inter humanas sempre devem ser pautadas no respeito e na dignidade inerente ao ser humano. Não havendo dúvidas que o mesmo deve ocorrer nas relações de trabalho.

Contudo, muitas vezes é no local de trabalho onde ocorrem as maiores manifestações de preconceito e discriminação, podendo acontecer do chão de fábrica ao mais alto cargo.

Nos dias atuais a notoriedade do tema vem crescendo, principalmente pelas diversas lutas travadas pelos transgêneros, o qual, inclusive, está sendo abordado em novelas e diversos programas de televisão, porém, é válido ressaltar que a discriminação pode acontecer de diversas formas e por diversos motivos, tais como doenças estigmatizadas, gênero, cor da pele ou opção religiosa.

Nestes casos, quando há nas relações de trabalho elementos discriminatórios que ensejam tratamento diferenciado e que, em casos mais extremos, levam a dispensa imotivada, o trabalhador deve buscar a reparação pelos danos morais sofridos, podendo pleitear ainda a reintegração caso tenha ocorrido a dispensa.

Importante lembrar que o preconceito e a discriminação deve ser combatidos independente do lugar que se manifestem, razão pela qual a reparação do dano também possui caráter didático.